quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Lembrete 3: Vivemos, Copiamos.

Copiamos, para tudo copiamos. Na escola, a matéria é considerada dada quando o professor tem registro de que passou textos para os alunos copiarem. Na hora de estudar, ninguém se importa em compreender os tais textos, apenas se importam em copiar e decorar as palavras certas. Assim aprendem? Aprendem como interpretar um texto ou a refletir sobre o que o autor se refere? Ao menos em filosofia, deveríamos viver de reflexão, deviam estimular isso, mas não. Novamente copiamos. O professor copia de um livro e nós copiamos do professor. Ninguém reflete, ninguém argumenta, ninguém entende, ninguém pensa. E depois os professores reclamam quando os alunos colam uns dos outros, copiando respostas. Mas ora, não foi isso que eles vem ensinando a tanto tempo? Copiar?
Então esses alunos copiões crescem sem aprender a reunir informações e criar opiniões. Escolhem uma informação entre varias e as usam como únicas e verdadeiras, já que quando jovens nunca aprenderam a refletir, não tem a capacidade de refletir sobre mais nada, seja política, trabalho, filosofia, etc.
Copiam informações em vez de tirar suas próprias conclusões, pegam uma teoria e a transformam em verdade porque não conseguem refletir, apenas copiar, apenas imitar.
Tornam-se então parte de uma sociedade ignorante. Seguem o fluxo de um sistema que abusa dessa falta de opinião.
Quantas vezes, quantas pessoas você já não viu repetindo as opiniões que viu na mídia? Repetindo coisas que às vezes nem entende, nem buscou compreender. Pessoas que não tem a capacidade de formar sua PRÓPRIA OPINIÃO.
Então você se pergunta como o mundo ficou assim, como as pessoas se deixam ser tão iludidas. E a resposta é simples:
O povo parou de criar e passou apenas a copiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário